segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Introdução aos Cuidados com a Ed. Domiciliar

Talvez muitos estranhem o que vou dizer agora, mas creio que no decorrer deste artigo tudo ficará claro...
O fato é que não devemos cair no fanatismo de pensar que a educação domiciliar em si seja garantia de resultados positivos para a educação de uma criança.
Por que digo isso? Porque muitas vezes, em nosso ânimo e anseio por defender o homeschooling, caímos no erro de vermos ele como uma utopia educacional. Nessa utopia, fantasiamos que, pelo simples fato de ensinarmos nossos filhos em casa, o sucesso educacional dos mesmos está garantido.
Sei que isso ocorre, na maior parte dos casos, de forma inconsciente, mas é comum ouvirmos o seguinte discurso: “O sistema escolar é inadequado para as crianças, e causa mais problemas do que resolve. Por isso precisamos ter o direito de ensinar nossos filhos em casa, para dar uma educação de qualidade a eles”. Parece correto, não parece? E superficialmente está, mas quando analisamos essa fala mais a fundo podemos identificar um grande engano: considerar que a educação domiciliar por si só naturalmente irá garantir uma educação de qualidade. Com efeito, isso não é verdade!
Assim como qualquer outro processo, a educação domiciliar só terá resultados positivos caso sejam observados vários cuidados básicos. Por mais raras que sejam estas palavras vindas de um defensor do ensino doméstico, não posso deixar de afirmar: caso os aplicadores do homeschooling não sejam criteriosos durante o planejamento e a efetivação da instrução, esse processo educativo estará fadado ao mais retumbante dos fracassos.
Inclusive, tenho que ir além... Como pesquisador educacional é minha responsabilidade alertar aos pais de que, caso a educação domiciliar seja aplicada de forma inadequada ou desregrada, pode ocasionar déficits, deficiências e problemas muito maiores do que aqueles resultantes de um processo escolar precário.
Espero que todos sintam em minhas palavras, não um tom de crítica, mas de alerta. Afinal, o objetivo da nossa próxima série de artigos será, justamente, mostrar quais são alguns dos cuidados fundamentais que devem ser tomados quando se inicia um trabalho de ensino em casa.
Agora, em contra-partida, não posso deixar de afirmar que um trabalho consistente de homeschooling qualifica as possibilidades educacionais de uma forma extraordinária. Não canso de me surpreender com os progressos incríveis dos homeschoolers que acompanho. A naturalidade e rapidez com que os conhecimentos são assimilados e as habilidades são desenvolvidas são impressionantes.
Enfim, podemos considerar a Educação Domiciliar, enquanto processo, como uma faca de dois gumes – ela pode trazer resultados muito bons ou muito ruins, dependendo da forma como o trabalho é desenvolvido.
Por isso, mais uma vez afirmo: há cuidados essenciais que não podemos ignorar quando pretendemos ensinar nossos filhos em casa, e vamos ver alguns deles nas próximas semanas.
Para dar uma ideia do que estou falando (e para despertar a curiosidade), abaixo listo alguns dos cuidados que iremos trabalhar:

  • Planejamento;
  • Rotina;
  • Espaço físico e materiais adequados;
  • Comunicação;
  • Transmissão de informações;
  • Desenvolvimento global; Socialização.

É claro que iremos trabalhar outras questões, porém os assuntos supracitados já podem dar uma ideia do que vem por aí. Neste sentido, também peço que todos participem dando sugestões de assuntos ou cuidados sobre os quais gostariam de ler em nossas postagens.
Por fim, ressalto mais uma vez que o objetivo deste texto não foi colocar em dúvida as potencialidades da Educação Domiciliar, mas sim nos fazer pensar em nosso discurso e em nossas práticas para que não sejamos ingênuos acreditando que nossos filhos estarão salvos do fracasso educativo só por estarem sendo ensinados debaixo do próprio teto.

6 comentários:

  1. Oi Fábio,

    Acho muito oportuna a sua colocação. Penso que uma boa contribuição que você como pedagogo poderia dar aos pais é ajudar-nos a compreender as competências que devemos buscar formar nos nossos filhos. Os pais que ensinam em casa, principalmente os iniciantes como eu, muitas vezes ficam obcecados pelos conteúdos e se esquecem de que os conteúdos passam mas as habilidades ficam. Eu, particularmente, gostaria de ver uma discussão acertada sobre esse assunto. Quando lemos os documentos oficiais como as LDBs e os PCNs vemos muitas coisas bonitas e utópicas que sabemos que na maioria dos casos nunca se tornarão realidade. Assim, sugiro que você aborde esse assunto das competências e habilidades em suas próximas postagens. Faço votos de que seu trabalho evolua para um livro que sirva de apoio aos homeschoolers no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigado por seu comentário e por sua sugestão. O desenvolvimento de competências é um tema realmente importante, e que vinha me passando despercebido...
    Pode ter certeza que, num futuro breve, vou trabalhar esse assunto essencial.
    Espero que você continue nos acompanhando e contribuindo!

    ResponderExcluir
  3. oi
    Fabio, ja nos cruzamos anteriormente em um curso virtual que voce ofereceu sobre homeschooling, desde então tenho desenvolvido o assunto e a pratica e tenho aprendido muito a confiar na capacidade de auto-aprendizagem das crianças.
    a pratica do homeschooling me levou ao unschooling (desescolarização) e tem sido uma grata surpresa.
    Publico isso tranquilamente por ter meus filhos fora da idade obrigatoria, 17, 4 e 2 anos, e estão todos desescolarizados!
    tenho algumas coisas escritas no blog anathomaz.blogspot.com
    resumindo, me pareceu mais confiavel não querer competir com a escola em casa, mas ter outras bases, estruturas, conceitos, praticas, todas que levam a uma vida mais colada a propria existencia e não a resultados escolares.
    abraço
    ana

    ResponderExcluir
  4. olá!!

    Vi o comentário sobre as competências a serem desenvolvidas, e, outro ponto que acho super importante também, é o de levar em conta as múltiplas inteligências...cada pessoa pode aprender de tudo, mas temos FORMAS diferentes de fazê-lo...é bem importante saber como cada criança pode desenvolver suas habilidades, através de seu tipo de inteligência específica, vc não acha?? é uma sugestão abordar os tipos de inteligência e COMO reconhecê-la, para poder desenvolver um bom trabalho no ensino dos filhos. Ninguém melhor que os pais para melhor identificarem os gostos e habilidades de cada criança, e canalizarem as atividades de acordo com cada uma...funciona!
    Que Deus abençoe seu trabalho!
    Simone Borba- Nonoai/RS

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas contribuições, Ana e Simone!
    Ana, suas experiências parecem muito interessantes. Quem sabe no futuro você possa compartilhar um pouco mais delas conosco.
    E, Simone, sobre as múltiplas inteligências, já venho estudando essa teoria há alguns anos, e pode ter certeza de que logo ela aparecerá em nossos artigos.
    Aproveito para agradecer a todos pelas excelentes contribuições! Continuem comentando, pois será isso o que qualificará cada vez mais este blog e a discussão sobre educação domiciliar!

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabio! Tirei este sabado seco para estudar seu blog e foi bastante inspirador para que eu continue no caminho. Obrigada pelas dicas e por partilhar seu conhecimento. Abraço!

    ResponderExcluir

Agradeço sua participação... ela é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...